Neste mês de agosto realizo uma missão especial que me foi confiada por Frei João Costa, Prior do Carmelo de São Cristóvão. Reorganizar o Museu dos Ex-votos que ficava localizado no Claustro da Ordem Terceira do Carmo, ao lado da Capela que é dedicada a Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores que esta em fase final de restauração pelo IPHAN.
Durante a festa de Sr dos Passos que acontece na ultima semana da quaresma, a cidade se transforma, uma multidão de romeiros vem de todos os lugares do Estado: são ambulantes, vendedores, penitentes que se somam aos moradores.
”São esses fieis que deixam, num espaço reservado da igreja, uma perna de gesso, uma velha muleta, como oferendas de reconhecimento por um mal que foi embora. São eles que guardam, entre o suor do cansaço e os quilômetros percorridos, o verdadeiro conhecimento dos caminhos que levam os homens de fé a simplicidade do belo,” assim diz Cleomar Brandi, jornalista em apresentação ao trabalho iconográfico de Marcio Jose Garcez em 2006, sobre a festa de Senhor dos Passos.
Meu trabalho consiste em catalogar, fotografar, organizar por materiais e tipos, os chamados “ex-votos,” sob a orientação do IPHAN, dando uma nova ordenação às peças. Neste processo de ordenação uma etapa inicial consiste em separar as peças antropofomorfas, separando pés, cabeças, braços, vísceras, etc além de separá-las por material, como: madeira, argila, gesso, parafina, pedra, etc.
As peças de madeira estão sendo detetizadas, e as mais antigas em madeira serão restauradas. Neste momento estudamos as formas dos expositores e a iluminação adequada.
É um trabalho extenso, delicado e tem exigido nossa dedicação, empenho, nosso vigor, contamos na equipe com um Carpinteiro e Entalhador, com os Noviços Farias e Janicio, e mais três ajudantes, alem da supervisão técnica de uma Arquiteta do IPHAN e da própria Coordenadora do Patrimônio.