2 de out. de 2008
2 de ago. de 2008
Reorganização do museu dos Ex-Votos
13 de jul. de 2008
Texto: Louis Lavelle
4 de mai. de 2008
Eremitério - Solário de Maria
Jardim aberto para Deus
Claustro do Carmelo de São Cristóvão - SE
O Carmelo A Ordem dos Carmelitas é uma ordem religiosa católica que surgiu no final do século XI, na região do Monte Carmelo, numa cadeia de colinas, próxima à atual cidade de Haifa (antiga Porfíria), em Israel. Carmelo significa "jardim". Conta a tradição que o profeta Elias se estabeleceu em uma gruta, no Monte Carmelo, seguindo uma vida eremítica de oração e silêncio. A Regra do Carmo foi sistematizada e proposta por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, aprovada pelo Papa Honório III em 1226. No século XIII migrou para o Ocidente, fugindo das invasões sarracenas. No século XVI, na Espanha, Santa Teresa D’Ávila e São João da Cruz conduziram um processo de renovação do carisma da ordem. Deste processo histórico e místico surgiram os carmelitas descalços.
Imagem de NS no Carmo Maior São Cristóvão - SE
O Escapulário
Este sinal estava constituído por uma parte significativa do hábito: capa, cordão, escapulário. Entre os Carmelitas se estabeleceu o Escapulário, em forma reduzida, como expressão de pertença a Ordem e de compartilhar sua devoção mariana. Atualmente o Escapulário da Virgem do Carmo é um sinal aprovado pela Igreja e proposto pela Ordem Carmelitana como manifestação do amor de Maria por nós e como expressão de confiança filial; Ela, cuja vida queremos imitar.
Detalhe da veste de NS do Carmo em São Cristóvão - SE
Escudo
Usar este sinal, implica estar comprometido com a vivência da espiritualidade cristã, segundo os ensinamentos dos Doutores da Igreja: Santa Teresa D'Ávila, São João da Cruz e Santa Teresinha do Menino Jesus. Este sinal representa uma pequena montanha, o monte da subida espiritual, Monte Carmelo, no cume do qual está a cruz de Cristo - o ideal do viver para a honra e glória de Deus. As três estrelas simbolizam: 1. O Profeta Elias, que viveu no Monte Carmelo, na intimidade com Deus e "zelando pela causa do Senhor dos Exércitos"; 2. Nossa Senhora, primeiro templo vivo de Deus e que soube colocar-se a serviço do Senhor e dos irmãos; 3. São José, santo do qual Santa Teresa era muito devota, que soube cuidar de Jesus e cuida também de nós. Como ele, devemos ser íntimos de Jesus e Maria.